sexta-feira, 28 de março de 2008

um minuto de silêncio

Melancolia. Talvez seja mesmo esta a palavra, mas ela não se expressa em palavras, nem em lágrimas, nem em poesia nem em prosa, ela faz parte de uma pequena parte do silêncio chamada coração, este pedaço do grande silêncio que se expõe em carne viva, como nas imagens do Sagrado Coração de Maria e de Jesus. O grande silêncio que sopra nas narinas de cada homem este dom, o dom de caminhar pelas calçadas quietos, carregando o silêncio no peito, apertado. O silêncio que ameaça escapar pelos olhos, mas que o rosto contrai num sorriso, triste. Na calçada, homens mortos caminham, rumo ao compromisso, seria o grande compromisso? Mas o que é grande? Quem sabe onde começa a grandeza e termina o Ser? Ninguém sabe, por isso levantam hirtos de manhã e vão trabalhar. Não sabem que existir é ser pequeno, e a isso chamam pessimismo, suspiro idiota dos fracos. Mas não se iludam: todo suspiro tem lá seu motivo. Melancolia? Guarde esta palavra para o caso de alguém perguntar teu nome. E por acaso alguém tem nome? Se nem mesmo o nome de nome é nome? E podemos ir mais longe, se olharmos pro céu e virmos que nele não caminham homens, que o compromisso dos pássaros é tão mais sério que o nosso, mas tão mais sério, que chegam a ter asas e voar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oh my... eu anda tão melancólica...
:o)

Giuliano Gimenez disse...

ÔCHA!
lembra a poesia de adélia prado, poeta injustamente, de certar forma, hostilizada. E tem alguma coisa de Rubem Braga, esse cronista lírico dos pequenos detalhes.

=]

Anônimo disse...

é, Kafka conseguiu, né?
=P

Anônimo disse...

gostei ...
justamente hoje que eu estou super, hiper melancólica ... de deparo com o seu texto, fora que acabo de chegar de uma aula sobre a filosofia sartreana (não suporto metade, pra não dizer a totalidade do pensamento de sartre), mas quase saí uma existencialista da aula... rs

Giuliano Gimenez disse...

tô mirando e vendo que nietzsche é a biblia do meu queridíssimo sagrado coração.

filosofando com o martelo: consumidores, uni-voz!!

Anônimo disse...

Das palavras bonitas:
"A melancolia é o prazer de estar triste." Victor Hugo

Otávio disse...

linda frase