domingo, 20 de julho de 2008

Descartes

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação,
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Manuel Bandeira

"...nada sou, pois, falando precisamente, senão uma coisa que pensa, isto é, um espírito, um entendimento ou uma razão (...) Eu não sou essa reunião de membros que se chama o corpo humano, não sou um ar tênue e penetrante, disseminado por todos esses membros; não sou um vento, um sopro, um vapor, nem algo que posso fingir e imaginar, posto que supus que tudo isso não era nada..." (Descartes, Meditações)

Gassendi fez a seguinte objeção:

"Dizei-me, eu vos peço, ó alma, ou o que quer que sejais, corrigistes até aqui este pensamento pelo qual vos imaginais ser algo semelhante ao vento ou a qualquer outro corpo desta natureza, espalhado em todas as partes de vosso corpo? Certamente não..."

Descartes respondeu o seguinte:

"Começais por uma figura de retórica bastante agradável que se chama prosopopéia, a me interrogar, não mais como um homem inteiro, mas como uma alma separada do corpo; (...) Dizei-me, portanto, suplico-vos, ó carne, ou quem quer que sejais, e qualquer que seja o nome pelo qual desejais ser chamado, tendes tão pouco comércio com o espírito que não pudestes notar a passagem em que corrigi esta imaginação do vulgo pela qual fingimos que a coisa que pensa é semelhante ao vento ou a algum outro corpo desta espécie?"

E mais adiante...

"o que aqui alegais, ó boníssima carne, não me parece tanto objeções quanto algumas murmurações que não têm necessidade de réplica"

E ainda...

"E não vejo, ó carne, sobre qual argumento vos fundais para assegurar com tanta certeza que um cão discerne e julga da mesma maneira do que nós, a não ser que, vendo que é também composto de carne, vós vos persuadais de que as mesmas coisas que se acham em vós encontram-se também nele"

8 comentários:

Anônimo disse...

adoro quando você faz um post sobre algum filósofo de verdade...


=P

Giuliano Gimenez disse...

bah!
filosofia de verdade? Com este título? Tá de sacanagem.

Anônimo disse...

hehe, estou lendo o persépolis, e a marjane satrapi faz um capítulo em que marx e descartes dialogam,

ó-te-mo! vale a pena, quiser posso emprestar,


n.

Anônimo disse...

depois que eu tiver lido, óbvio

Otávio disse...

quero sim, mas depois q eu tb tiver lido umas coisinhas atrasadas, quer dizer, parar de entrar em blogs e pôr as leituras em dia rs

Otávio disse...

aliás, estou numa fase de comer descartes, uma espécie de dieta da dúvida rs

Otávio disse...

título do post ou do livro-da-foto?regras para orientação do espírito
podia ser algo como uma auto-ajuda
com consultoria de zíbia gasparetto
mas não se deixe iludir pelo título
o livro é chato por outros motivos

Anônimo disse...

eu sei que você não é o tal anônimo! =P Estava só brincando contigo...

hum, adorei o dieta da dúvida!