terça-feira, 6 de novembro de 2007

Patch Adams está vivo

Nesta segunda, o roda-viva exibiu entrevista (não diz muito aqui) com patch adams, que falou de neruda, paulo freire, augusto boal

"Tentei me matar, porque as pessoas não ligavam umas para as outras. Racistas? Há racistas, talvez sempre haja, mas porque os não-racistas não faziam nada? Eu não conseguia entender, fui para o sanatório duas vezes, aí pensei: não vou me matar, vou fazer revolução."

"Fui para a biblioteca estudar os homens que tinham feito as revoluções (OOOHH GHANDHI), descobri que não eram pessoas especiais, eram pessoas comuns que não se contentavam com o que viam. E o que todos eles tinham em comum? Tenho 38 livros de Neruda em minha biblioteca. De que Neruda fala? De que Paulo Freire fala? O... Augusto Boal?"

"A idéia de crítica se afastou tanto da idéia de pensamento, que temos de reiterar 'pensamento crítico' OOH!!!"

"Você me perguntou sobre pensamento positivo: para mim, PENSAR é positivo, não pensar é negativo."

etc. etc.

7 comentários:

Guga Paz disse...

Cara, você sabe onde encontrar mais transcrição dessa entrevista??
tentei o projeto rodaviva da faesp , mas não consegui. Se souber, dá um toque. Tava preparando um post sobre a entrevista hj, mas não consegui muita coisa.
Abço.
http://dapleura.blogspot.com

Enio Luiz Vedovello disse...

Olá, Otávio! Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre. De fato, meu post não diz muito sobre a entrevista, eu fiquei em dúvida sobre falar mais dela ou sobre o tanto que a minha admiração pelo médico cresceu vendo-a. Como não havia assistido-a inteira, optei pela segunda alternativa.
Guga, a TV Cultura tem prometido colocar transcrições das entrevistas no Portal Roda Viva, mas ainda não encontrei nenhuma por lá. Nesta madrugada, o proframa foi reprisado, espero que tenha conseguido ver. Ou então, a alternativa seria comprar o DVD...

Anônimo disse...

Acabei de assistir a reprise do programa Roda-Viva com a entrevista de Patch Adams. Apaixonei-me pelo ser humano Patch Adams, muito mais do que pelo filme.
Ele tem razão, o filme não retrata a realidade da sua proposta. Apesar de ser um bom filme, realmente não é tão inteligente. Poderia ter abordado muito mais. Porém, se assim o fosse teria arrumado uma grande briga. Fiquei indignado ao saber que o filme rendeu milhões, e ninguém deu nada para o trabalho de Patch. Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas um; "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a sí mesmo". Patch entendeu isso. Ele não defende uma idéia voltada à medicina, mas sim à humanidade. Será que é tão difícil viver esse amor? Será que esse tipo de amor poderia ser ensinado nas escolas?

Anônimo disse...

Puxa... só eu me decepcionei com o discurso cansativo e chatinho do sr. Adams?
;o(

Otávio disse...

tem q ver q ele se decepcionou antes com outras coisas..confesso q às vezes ele soava demagógico, mas não se pode jogar a criança junto com a água suja do banho.

Anônimo disse...

O endereço com a entrevista na integra, do Patch Adams no Roda Viva é: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/182/entrevistados/patch_adams_2007.htm

Otávio disse...

muito obtigado, alfredo!