quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Eu não gosto de Deus

A postagem de "Igreja" de Nando Reis no blog de Antonio Cicero acabou por gerar comentários sobre tolerância e intolerância. Alguém acusou a letra de intolerante. Depois, alguém comentou: "você não concorda comigo que a maior vítima da intolerância hoje em dia é o atéismo? O teísta vê o ateísta, quando não como um inimigo 'mais profundo', de um modo mais sutil e talvez perigoso, com incredulidade, sem dar crédito à própria convicção do ateu, como aquele comentário mais prosaico ilustra: 'ah, você diz que é ateu, mas, na hora do aperto, reza escondido...'" (Comentário prosaico, aliás, que encontramos em Montaigne, sobre o ateu: "uma boa estocada no peito e ei-lo de mãos postas a implorar o céu"). Em resposta, o próprio Antonio Cicero arrematou com uma pesquisa: "Sim, acho que o ateu é vítima de intolerância. Em 1999 o Instituto de Pesquisas Gallup, nos Estados Unidos, perguntou se as pessoas estariam dispostas a votar numa pessoa altamente qualificada que fosse mulher (95% disseram que sim); católica (94% de sim); judia (92% de sim); preta (92% de sim); homossexual (79% de sim); atéia (49% de sim)". E isso para ficarmos só com as estatísticas... Essa discussão me lembra ainda um excerto de Clarice Lispector que diz algo como "Alguém me disse: eu te trocaria por Deus... Eu entendo esta pessoa". Em todo caso, um pouco de ódio faz sempre bem pra alma. Às vezes acho que a melhor parte de ser ateu é ser odiado, como nos assevera Mersault no fim d'O Estrangeiro: "Para que tudo se consumasse, para que me sentisse menos só, faltava-me desejar que houvesse muitos espectadores no dia da minha execução e que me recebessem com gritos de ódio". E àqueles que insistirem em atestar: "ó não, mas eu não te odeio", respondo com as palavras de Nietzsche: "Como quereríeis ser justo para comigo? - assim é que lhes devia falar. - Eu elegi para meu destino a vossa injustiça".

4 comentários:

Adriano Queiroz disse...

A pior é aquela "vc não é ateu, é a toa", ridículo.
Sou ateu e nem entro mais em discussões religiosas, só quando sinto que a conversa vai rolar na boa.
Cansei das babacas que acham ser ateu é ser inferior ou coitado.
Abraço.

V R L disse...

Oi Otávio... tudo bem? sou amigo da Lígia e às vezes dava uma chegada por aqui... agora resolvo deixar recado:

É uma questao importante, o ateísmo. Dentro de pouco tempo veremos fogueiras da moral queimando por ai.

As igrejas tem uma noçao de moral e o povao pensa que só existe uma moral ou um código de ética a seguir... àquele do pastor, do padre e seguem a Bíblia cegamente por ser praticamente o único livro "mágico" e "filosófico" que leem. Mas existe uma outra parte, existimos nós... e um dia queimarão nossas letras, tentarão cuspir na nossa cara para desmoralizar nossas convicções ao olhos alheios... para que nos humilhem mais.

No dia em que o fanatismo e a intolerancia religiosa brasileira colocarem papel (idéias) nas fogueiras públicas, autos da fé e etc... chegarão a ser notícia no jornal (de papel ou da TV), veremos uma guerra de nervos, de opiniões, e somente uma geração depois veremos como a tolerância se moldará...

abraços

rodrigo madeira disse...

fala, otávio!
seu blog é dez, cara! e isso não é troca de gentilezas!
o poema da postagem anterior é muito bom. não acha que dava pra publicar em livro (embora o alcance seja muito menor...rs)?

quando alguém me enche o saco por conta de minhas opiniões sobre deus e religião, costumo dizer: "não se preocupe. não deixe sua fé se abalar com isso. afinal, sempre haverá o inferno para pessoas como eu."

um poeminha de ocasião
para louvarmos o vilipêndio...

PROSA BANDIDA

me desculpa, geraldo carneiro,
entrar assim (a pontapés)
em poesia alheia,

mas se deus é "crupiê
do acaso", como dizes,
é também escroque
bem mais pleno:

deus (esse deus que
me ensinaram, ao menos)
é também cafetão de almas,
é também traficante
de tempo

***
abç,
rodrigo madeira.

Jana Lauxen disse...

O problema não são os ateus, nem os religiosos, o problema é a falta de tolerãncia com aquilo que é diferente de nós.
Por exemplo, eu acerdito em Deus. Você não.
E está tudo bem.
Podemos, inclusive, sentar em uma mesa de bar e falar sobre isso, sem que seja necessário declararmos guerra.
Precisamos aceitar os outros, e as escolhas dos outros.
Gente intransigente e donos da verdade é quem acabam, definitivamente, comigo.

:)