quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Descartes (2)

"Digo que COGITO ERGO SUM não tem nenhum sentido, porque esta curta palavra SUM não tem sentido algum. Ninguém tem, nem pode ter, a idéia, ou a necessidade, de afirmar: EXISTO, a menos que seja tomada por morta e tenha que protestar contra isso. E ainda assim, diria: Estou vivo. Mas seria suficiente um grito ou o menor movimento. Não: EXISTO nada pode ensinar a ninguém nem responde a qualquer questão inteligível..." (Paul Valéry)


(Descartes, em retrato de Jan Baptist Weenix, onde se lê, a pedido do próprio filósofo: monde est fable, que quer dizer: o mundo é fábula)


"...conceber o pensamento como consciência significa comprometer-se ao menos com a tese de que todo modo de pensamento tem a forma do Eu penso que p." (Lia Levy, que prossegue em nota de rodapé: "Associo-me, pois, oficialmente, à turma dos 'p que p', termo gentilmente cunhado por Bento Prado Neto, segundo reza a lenda, em oposição aos 'odara'...")*

*se alguém entendeu a segunda parte desta piada acadêmica, deixe um comentário explicando e faça um pseudo-intelectual feliz: o que são os odara? E pra fechar, deixo-lhes aqui uma charge:


5 comentários:

Anônimo disse...

que interessante, foi com descartes que se criou a língua do p

Camila disse...

Não entendi nécá de pitipiriba!
hahahahaha
entendi nada1

beijoo

Giuliano Gimenez disse...

acho eu, comigo mesmo, no entanto eu, que voltarei.

Anônimo disse...

Eu já li esse excerto do P. Valéry num livro em que ele apresente a obra do Descartes. Faz sentido o que o Paul escreve. E adorei a charge, hahahahaha. C'est vrai !

Então, sobre o Sartre, eu acho que as coisas estão meio que mudando, sabe? Já vejo uma ou outro pessoa falando timidamente que ele era meio fajuto e tinha bastante faro marketeiro. Vc conhece aquela polêmica Sartre X Camus? Well, sou mais Camus, sempre ;).

beijos.

Anônimo disse...

Não sabia q facul de Filosofia tinha q fazer monografia... Deus vos ajude, hahahahahaha.

Bem, as coisas têm melhorado p mim, felizmente.

Um beijo.