quarta-feira, 25 de junho de 2008

4 ou 5 (ou meia-dúzia?) coisas inúteis q sei de cor

p/ Ana Carolina, querida amiga virtual
por quem alimento grande simpatia*


1. as preposições;
2. contar até 10 em japonês;
3. rezar o pai-nosso e a ave-maria em ucraniano;
4. cantar eduardo e mônica e faroeste caboclo (o que não é tão inútil, pois é bom em acampamentos);
5. o alfabeto grego;
6. e a bíblia (na verdade, esta última eu não sei de cor: é apenas inútil).

Apesar de inútil (ainda que não mais do que a vida), dá pra encontrar alguma utilidade nisso tudo. Por exemplo, afastar os pedantes: quando aquele primo chato chega se exibindo porque aprendeu a tocar jesus, a alegria dos homens ou a nona sinfonia no teclado que ganhou da avó no natal, você pega e declama o alfabeto de alfa a ômega (ainda que não saiba nenhuma palavra em grego, afora um êidos ou uma ousía e ainda assim transliterados). Aliás, mais do que pedantes, dá pra afastar a companhia, igualmente indesejada, de intelectuais: se o cara chegar se gabando, só porque obteve a livre-docência defendendo tese sobre as lógicas bi-modais do tempo ou o Tractatus de Wittgenstein, você logo revida - e daí? Eu sei rezar o pai-nosso e a ave-maria em ucraniano! Mas a principal utilidade, última na ordem mas não na importância, é elevar a auto-estima em meio a momentos de extrema depressão. Quando dá aquela vontade de se matar, sempre penso: não posso morrer, o que seria do mundo sem alguém que sabe as preposições de a a trás!


*a título de meme


ps: a gente escreve livro e não consegue publicar... nós é inútil!

4 comentários:

Lígia Pin disse...

Amei isso!
;o)

Lígia Pin disse...

Mas quanto ao último comentário... eu tenho tanta certeza que lerei suas publicações e do sr.quase, que apenas espero o momento de pedir o autógrafo, nada mais!
Muack!!

Giuliano Gimenez disse...

eu ia fazer
ia
ia
ia...

Anônimo disse...

Olá meu querido filósofo!

Adorei o post! Adorei ainda mais pois foi dedicado para mim! =P

Cara, até hoje eu não sei cantar "Faroeste Caboclo" =(
E é bem isso, essas músicas sempre rolam em acampamentos... eu também não sei quase nada do grego, apenas algumas palavras .. ucraniano então... nem se fale!

Sinceramente, eu não acho nada de inútil aí... já pensou que essa questão de ser ter ou não utilidade...é meio relativo? Com certeza se eu fosse num acampamento e visse um cara que soubesse cantar faroeste caboclo, depois fizesse a prece da ave maria e do pai nosso em ucraniano...não sei... esse cara iria me chamar a atenção... =P iria achar super esquisito, porém interessante de ser "explorado"....

=P

Otávinho, perdoa-me a ausência por aqui...é que ando um tanto ocupada...trabalhando e estudando... nem tenho tido muito tempo para ler e comentar nos blogs! ;)

vou fazer esse meme tb!

beijão!