domingo, 16 de setembro de 2007

A importância de sermos Dorian Gray

"Não gosto tanto de mim a ponto de gostar das coisas que gosto"
(Clarice)
Tenho algo a dizer, se não estiver com pressa: o orkut é um site de relacionamento, não é? De relacionamento consigo mesmo. Abrimos para ver a NOSSA foto ali do lado, para atualizar o NOSSO perfil, etc., como diria o Chico, "uma penca de documentos pra finalmente eu me identificar". Se der tempo, a gente responde um recadinho ali, escreve outro acolá, parabeniza os aniversariantes, e depois voltamos a ver a NOSSA cara estampada no perfil. Fotos cheias de sorrisos, denunciando a mais pura e verdadeira felicidade dessas doces criaturas virtuais, que falam num tatibitate próprio e que têm personalidade, basta olhar as suas comunidades, incisivas e categóricas, e daí? Vai encarar? Pega eu, maluco. Você não tem orkut, não tem alma. Minha alma é azulzinha (salve, Djavan), e se divide em gostos musicais, livros lidos, filmes etc. Religião: INTERNAUTA. Sim, parabéns para nós, nós temos alma, nós somos felizes de verdade, mesmo quando confessamos nossa tristeza. Mesmo que sejamos sozinhos. Orkut, orkut meu, existe alguém com o perfil mais bonitinho do que o meu? Nós somos uns FOFOS. Somos enfim imortais. Por mais que o corpo padeça e que um dia morramos, permaneceremos pelos séculos amém, enquanto houver world wide web. Expressamos toda nossa liberdade de comunicação, toda nossa democracia, nossa virilidade, nossa popularidade, nossa intelectualidade e, o que é melhor, falamos em inglês, vai um scrap de queijo aí?

10 comentários:

Anônimo disse...

Religião: Internauta. Enfim uma religião universal!


E que (Orkut, orkut meu...)o nosso profile não envelheça como o retrato de Dorian Gray.


Matheus

Giuliano Gimenez disse...

no melhor dos estilos otavianos.

upa lá lá, como a vida é boa. estou me sentindo atualizado

Anônimo disse...

blogue também serve pra isso, não?
postar o que quero, do jeito que quero, difundir a minha visão, mostrar o meu talento.
e tem um papel político nisso: políticos e politiqueiros.

Otávio disse...

Sim, concordo, nunca me excluo do que critico: até pelo contrário - sou meu principal rival, mas tenho consciência do meu egoísmo. Mas todo este jogo aqui está mais (bem mais) no plano existencial do que político, saca?

Giuliano Gimenez disse...

ai, sacudo

Otávio disse...

sacode deGAVARzinho senão machuca

Anônimo disse...

saco... tenho orkut e já tive blog...sei como é, não tava criticando isso aqui, só como a coisa se extende em mais partes do virtual

Otávio disse...

como diria o boi
hmmm

Anônimo disse...

o orkut � o mais �bvio
hmmm

Anônimo disse...

http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=93