quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Entrevista com o Vampiro II - o (eterno) retorno

A resposta à pergunta "como você escreve" foi extraída de uma excepcional entrevista que o jornalista Nelson de Oliveira obteve numa aposta de jogo de xadrez. A aposta era: se o jornalista vencesse, ele teria a entrevista; se perdesse, pararia de assediá-lo.

"Hoje escrevo quando dá vontade, com ternura, às vezes fico semanas sem pegar na caneta. É claro que com o passar do tempo vou ficando angustiado. Preocupado. Será que morri? Eu me apalpo, me cheiro. Não, ainda estou vivo. Ponho a cara pra fora da janela, escuto a cidade, berro: 'Estou pronto! Mova-se mundo'. Fico atento à gentinha no ponto de ônibus, no bar da esquina. Aí as idéias vêm aos montes. Até me assusto. Fico com os pêlos do braço arrepiados."

Fonte: OLIVEIRA, Nelson de. Entrevista com o vampiro - Dalton Trevisan.

Minha fonte: BRITO, José Domingos de (organizador). por que escrevo?

Cheque Mate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Marcius Fabiani disse...

A entrevista é bacana, Otávio, mas ela tem um problema grave: É FICTÍCIA!! Ela foi publicada na Folha de S. Paulo, no suplemento Mais!, em 25 de abril de 2004 e era parte de uma série de conversas imaginárias com escritores reclusos, chamada "Exclusivo e fictício". Outros "entrevistados" foram Thomas Pynchon, J.D. Salinger, Rubem Fonseca, J.M. Coetzee, entre outros. O responsável por criar o texto sobre o Dalton foi o Nelson de Oliveira, escritor. O José Domingos de Brito papou mosca nessa aí. Como vc mesmo disse: CHEQUE MATE!!!! :-)

Otávio disse...

Em tempo: obrigado pela retificação