sábado, 13 de março de 2010

Utilidade Pública

"Se algum ato seu for doentio, lembre-se de que a doença é o meio de que o organismo se serve para se libertar de um corpo estranho; é só ajudá-lo a ficar doente, ter toda a sua doença e deixar a esta o seu curso" Rilke
___
Pesquisando sobre o grupo "Introvertidos Anônimos", achei o assunto tanto na Veja, revista de circulação nacional, quanto na Gazeta do Povo, jornal de circulação local. Segue um trecho retirado da Veja:

"Depois de dois anos de pouco progresso em sessões de psicanálise, Roberto, um escrevente de 27 anos, também recorreu ao NA..." (Neuróticos Anônimos, não confundir com Narcóticos Anônimos). "...'Eu estava muito confuso', conta. 'Não entendia meus próprios sentimentos nem conseguia falar com as pessoas.' No trabalho, andava de cabeça baixa, cumpria passivamente as tarefas que lhe eram determinadas e tinha medo do chefe. Saía sempre sozinho porque não conseguia fazer amigos. Com o tempo, descobriu que suas dificuldades nada tinham a ver com as dos integrantes do Neuróticos Anônimos. Seu problema era outro: a timidez excessiva. Descobriu também a existência do Introvertidos Anônimos, um grupo de auto-ajuda..." (na verdade, mútua-ajuda, não confundir com livros ruins) "...que nasceu em São Paulo há cinco anos..." (atualmente, mais de 15 anos, já que a revista é de 99) "...e hoje reúne cerca de cinqüenta participantes. 'Eu me identifiquei muito com as histórias que ouvi nas reuniões e já progredi bastante', comemora. 'Até consigo paquerar sem ficar nervoso'."

(Reportagem de Juliana De Mari, Daniel Hessel Teich e
Pablo Nogueira, de São Paulo, Daniella Camargos,
de Belo Horizonte, e Márcio Pimentel, de Cascavel/PR)

IA em Curitiba: Praça Ouvidor Pardinho, na Rua 24 de Maio, s/nº. (Fonte: Gazeta do Povo)

PS: será que já inventaram o BA (Blogueiros Anônimos)?

16 comentários:

Cosmunicando disse...

a citação do Rilke é sensacional... se inventarem o BA eu fujo rsrs

Cris Medeiros disse...

Que coisa útil de ser divulgada! Conheço uma menina que a timidez arrasou a vida dela... Bem que poderia se beneficiar num grupo desses...

Beijocas

Lígia Pin disse...

Curti! A frase do Rilke, em especial.
Beijos

Vai dar certo! disse...

Oi Otavio, eu sou a única blogueira anônima que todos os leitores conhecem pessoalmente! haha

Acredite ou não, mas eu sou tímida. HAHA
Beijos e apareça mais vezes.. faz falta. =)

Anônimo disse...

Opa! Pagar aviso prévio assim é um privilégio e uma honra, hehehe.

Depois leio o post com calma.

Beijos, Sagesse.

Tullio Stefan disse...

engraçado que para mim nunca fic

Tullio Stefan disse...

engraçado que para mim nunca ficou muito clara, a distinção de introvertidos e introspectivos; o jeito mesmo é inocular ambas; o prognóstico será uma silenciosa patogenese de algum nome q se reconhece e não suporta ser conhecido pelo nome, mas, quietamente quer ser nominado,e é inquietantemente anônimo.

T.S.

Bruna Assagra disse...

Bom mesmo é ser Neurótico anônimo, massa quando ele é conhecido mesmo, não necessariamente da grande mídia , mas em seu próprio círculo....rs... tem gente que entende disso, eu acho.

Anônimo disse...

bacana, otávio. nunca tinha ouvido falar dos "tímidos anônimos". mas acho ótimo. acho que deveriam existir irmandades desse tipo para todos os gostos e desgostos: "astronautas frustrados anônimos", "onanistas compulsivos anônimos", "cheiradores de calcinhas anônimos" etc.

o anonimato é redentor. o mundo alcançará o último estágio evolutivo qd se reunir em uma
"humanidade anônima", capaz de reconhecer seus barulhos e, no processo, se doar aos outros...rs

blague à parte, a ideia é realmente boa. a frase do rilke tbm. ele tinha toda a razão. a doença é algo que geralmente nos avisa de que algo anda errado conosco. o ser humano poderia morrer de resfriado se não adoecesse...

a pior medida possível em uma situação de falência emocional ou, menos dramaticamente, de dificuladades, é a postura "encaramujada", egocentricamente hermética, refém das "ideias da família das moscas teimosas" - "por mais que a gente as sacuda, elas voltam e tornam a pousar" (machado de assis).

eu sei de mim: sozinho, sou uma das pessoas mais estúpidas que conheço. os santos ermitões ou zaratustra descem a montanha depois de anos na solidão transbordantes de sabedoria; eu, dilapido todo o meu espírito em dois palitos...

geralmente, a dor física e a doença não existem para, nos apartando da cura, nos antecipar a morte, mas sim, desde que a gente tenha um pouco de autoaceitação e boa vontade, para nos aproximar da reabilitação.
ela nos acena com a realidade de que precisamos expulsar um "corpo estranho" ou ao menos aprender, apertando os parafusos, a conviver com ele...

abraço, parceiro,
r.m.

Neanderthal disse...

Oi Otávio.
Dentro da minha ignorância sobre o assunto, eu penso aqui com meus botões que fora os casos patológicos, todo mundo tem momentos de paranóia e confusão. Acho isso normal.
Achoi ncrível como algumas pessoas não aprenderam a lidar com isso.

Beijos e fiz um novo blog. Ok?
Já te linkei lá!

Anônimo disse...

gostei do teu blog! de verdade. boa citação!Mas porque não pstas mais?
beijinhos

cris disse...

Pelo jeito não é só eu que sumo do blog.
Meu recesso foi maior que o seu, mas voltei.

Quanto aos introvertidos anônimos, acho que faz todo o sentido que o sejam (anônimos, já que introvertidos).

cris disse...

pensei ter visto uma atualização aqui. Acho que me enganei.
Obrigada pela visita!

O Antagonista disse...

Assunto extremamente útil. Há mais gente com esse problema do que podemos imaginar...
Ótima pauta!

Anônimo disse...

This message, is matchless))), very much it is pleasant to me :)

[url=http://www.graj24.pl/nowe-gry-2.html]nowe gry[/url]
| [url=http://www.graj24.pl]darmowe gry[/url]

Anônimo disse...

Realmente os introvertidos precisam de ajuda.
Eles precisam se achar em algo que realmente os traga para o mundo real. Jung era introvertido. Abraço Cynthia