sábado, 2 de maio de 2009

Nazismo em Curitiba

Ao ler esta reportagem, não sem um certo susto e a boa e velha náusea, fui atrás dos referidos sites de orientação nazista, quer dizer, de "orgulho branco", que fazem apologia ao nazismo e coisas do tipo. Como, no caso, os assassinados eram nazistas, o comentário de um tal de Mr. Blonde em um destes sites diz: "Isto é um assassinio a um casal nacionalista, cujo o único 'crime' foi a sua ideologia politica...", e, não satisfeito em pôr crime entre aspas, conclui: "Que raiva...". Acontece que foi praticado, ao que tudo indica, em nome de outra ideologia política, na verdade outra corrente da mesma ideologia. As vítimas, apesar de serem nazistas, eram mais ou menos contra a violência (o que - parafraseando a reportagem - deporia contra o grupo e complicaria a aceitação do movimento pela sociedade), por isso foram exterminadas, provavelmente pelos próprios nazistas, que pra mim não passam de uma única grande corrente. Este fato parece também não ter sido observado por outro destes sites apologistas (atenção para a suástica), que se contenta em reputar o motivo como 'desconocido' e citar 'el delegado' (a notícia é brasileira, mas o blog é argentino): “Aún no sabemos si ellos fueron muertos por una persona que estaba dentro del coche con ellos o si fueron abordados en la carretera por el asesino”, além de aventar - faz tempo que estou querendo usar esta palavra - a hipótese de latrocínio. No terceiro dos 3 sites em questão, sob o lema "White Pride World Wide", não consegui achar sobre o assunto, mas como se trata de nazismo escarrado, pude achar coisas muito mais repugnantes, como esta ironia no título de um dos links: Mamãe, eu sou contra o Nazismo!!, e coisas pitorescas como a referência à afirmação de Lula de que 'brancos de olhos azuis' seriam responsáveis pela crise financeira ou algo assim: o tipo de afirmação sem pensar que joga água no moinho de oportunistas, e até uma espécie de fundamentação bíblica para a anti-miscigenação, o que não espanta nem um pouco, já que a Bíblia é cheia destes disparates e os nazistas são plenamente capazes de religiosidade, como se vê pela sua tendência ao culto de Odin, "o deus dos nórdicos", e por sua crença na vida após a morte em Valhalla, "aonde vivem os fortes". Mas isto não vem ao caso, o fanatismo político destes seres humanos (putz!) já vai muito mais longe do que este seu inocente devaneio religioso, já estou fugindo do tema, como diria o Mr. Blonde: Que raiva... Expressão que, aliás, vinda de entusiastas do crime de ódio (e sem aspas, por favor!), não poderia ser mais cínica.

4 comentários:

Tullio Stefan disse...

Não me assusta estas manifestações,aliás,nada me assusta quando a destruição está jogo,embora esses caras são mais um apelo do q uma iminencia.Hoje,com os biombos e quadrantes da internet,não é dificil vermos um show de neuroses c/disfarces de instituição;existes comunidades virtuais e o caramba,na prática é tudo vapor.Acredito se não houvesse tantos rótulos de orgulho racial,sexual ou social não haveria tanto respaldo p isso,mas,as diferenças são parte de uma dinâmica e aí temos um paradoxo necessário.O q aconteceu em Ctba,deploravelmente foi mais um episódio de uma sociedade q sabe onde está,não quer entender daonde veio e sabe que para onde vai é o reino dos cupins e das baratas.
Falous,T.S.

Anônimo disse...

é o terror!

Felipe Martynetz disse...

"não sem um certo susto e a boa e velha náusea"? Seu náusista!

Anônimo disse...

No artigo 'Bilhete Engordurado', aparece uma crítica gratuita sobre a Bíblia, que estaria "cheia desse tipo de disparates", segundo a opinião do escritor. Raio! Virou moda falar mal da Bíblia? Nossa sociedade não é mais cristã, eu lamento mas aceito a realidade, mas falar mal à toa, sem citar fonte, capítulo e versículo, simplesmente em nome de uma antipatia crescente e mal informada? Raio (novamente)! O autor do artigo é teólogo? Ouviu esse comentário de algum teólogo? Quem foi que lhe contou que a Bíblia é contrária à miscigenação? Você está redondamente enganado, Otávio. Caso queira discutir, meu email é marioreikdal@hotmail.com
Abraço e se comporte.