quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Partícula de Deus!?!

queremos saber
o que vão fazer
com as novas invenções
queremos notícia mais séria
sobre a descoberta da antimatéria
e suas implicações
na emancipação do homem
Gilberto Gil



Menino Deus,
quando a flor do teu sexo
Abrir as pétalas para o universo
E então, por um lapso,
se encontrará nexo
Ligando os breus, dando sentido aos mundos
Caetano Veloso
___
O que seria isso!? Mais uma espécie de sensacionalismo científico? Kant diria: cosmologia racional pra cima de moi? Confesso que estou com um par de trocadilhos na ponta da língua, mas a melhor que ouvi até agora foi que a antimatéria é um conceito que remonta a Hegel. A bem da verdade, parece que neste momento todas as acepções para os buracos negros, a partícula de Deus e a antimatéria me agradam, menos as acepções corretas, até porque seria uma castração à imaginação coletiva, último refúgio do leigo que chega em casa cansado e liga a tv no jornal da globo enquanto tira os sapatos, informação indispensável aos dentistas e taxistas que procuram estar por dentro de um assunto em comum com seu cliente, enfim, o "suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito" (Marx). Em todo caso, eu fico com os tropicalistas! E a todos, aquele abraço!
___
ps: sobre isso, vale também dar um pulo lá no urbanóide iluminado.

4 comentários:

Lígia Pin disse...

Nooossssaaa! Desenterrou essa musica do Caetano! Mêu! Eu achava essa música fofa!
;o)

Anônimo disse...

Aqueleeee Abraçoooooo!!!!!!!!!!!!!!

=)

Cara, eu não consigo entender Hegel! Vou precisar de umas aulas particulares!!! ahuhuhaua


E como vai o meu filósofo-curitibano-mais-querido?

cris disse...

Então, estou de volta... (pra variar)

e semana passada, se não me engano, me falaram dessa "partícula de deus", que teria originado tudo, não seria mais ou menos essa idéia?

bom, sei lá... se querem chamar de deus um fenômeno "natural" que originou "tudo" (e eu acho um exagero dizer que uma única coisa originou tudo, assim como dizer que eu já nasci do jeito que sou agora) devíamos pensar em mudar o conceito por trás da palavra deus, pelo menos o que é mais comum: aquele cara de barba branca, meio viado, que com um sopro fez tudo e deu pro homem (que ele também fez do barro, hahaha, e a mulher da costela, machismo!) e depois tirou ele do paraíso porque quis ter conhecimento...

bom, como disse antes "sei lá", pra mim o darwin ainda é o mais sensato e pensar na "verdade universal" pra mim como ser universal dentro do meu particular ainda é mais válido...

gostei de ler seu blog de novo, tava com saudade... abraços!

Giuliano Gimenez disse...

detectando:

meu chapa,
este seu francês
tá feio!